Já leu a Bíblia hoje?

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

LIDER DE CRIANÇA E JUNIORES

Orientações Gerais para o Líder de Crianças e Juniores 1. Criança: Um ser inteligente. 2. Observe e atenda as necessidades básicas da criança: Físicas - Desenvolver seu físico e seus sentidos natos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Espirituais - Alimentar através da Palavra, Oração e prática da vida cristã. Intelectuais. Sociais. Emocionais. 3. Use de várias recursos didáticos para desenvolver e atender as necessidades das crianças: Criatividade, disposição. 4. Características das crianças: Agitadas e irregulares Curiosas Imaginativas Afetivas Sugestionáveis e crédulas Vivem no presente em desenvolvimento Instáveis Receptivas Detalhistas Espontânea Egocêntricas. 5. Seis necessidades gerais, segundo Robert Joseph Chour Jr. Uma criança precisa de AMOR Uma criança precisa SENTIR-SE SEGURA Uma criança precisa SENTIR-SE ACEITA Uma criança precisa de DISCIPLINA Uma criança precisa de INDEPENDÊNCIA Uma criança precisa de RECONHECIMENTO DO SEU VALOR 6. Crianças aprendem de maneiras diferentes: Criança visual - ver e escrever Criança auditiva - ouvir e falar Criança tátil - tocar e manipular Criança sinestésica - movimento e participação 7. Sugestões - Dependa completamente do Senhor: Prepare-se bem Lembre-se do contato visual Use e abuse de expressões faciais Uso da voz Faça gestos Coloque-se no lugar do personagem Seja bastante criativo e ousado Motive as crianças Observe a linguagem Utilize várias versões Bíblicas. 8. Utilize e pesquise em outras traduções Bíblicas: RA - "Comê-lo-eis em todo lugar, vós e a vossa casa, porque é vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da congregação". NVI - "Vocês e as suas famílias poderão comer em qualquer lugar o que sobrar, pois é o pagamento que vocês recebem". NTLH - "Vocês e suas famílias poderão comer dessa porção em qualquer lugar, pois é o salário pelo trabalho de vocês na tenta do encontro". 9. Merecem toda a atenção: 58% da população têm menos de 15 anos 3,5 bilhões da população mundial são formados por crianças 10. O que tem influenciado as crianças: TV Internet Celulares Vídeo games Colegas Vida urbana ou rural Mídia Professores Pais, avós e parentes Revistas e revistinhas Livros Times de futebol e torcidas organizadas Gangs Ídolos 11. Medite:Rm 12.7 - "Se ministério, dediquemo-nos ao ministério, ou o que ensina esmere-se no fazê-lo".Ec 9.10 - "Tudo quanto te vier para fazer, faze-o conforme as tuas forças",Cl 3.23 - "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e mão para homens". NOVIDADES ALTARES COMESTÍVEIS Material: 12 Marshmallow, pratos com glacê Preparo: Dê uma faca, 12 marshmallow e dois pratos às crianças; um dos pratos deve conter uma colher de glacê; Desenvolvimento: Mostre aos alunos como empilhar os marshmallow em círculo para construir um altar; o glacê serve de cola. Mande as crianças espalharem um pouco de glacê em cima do altar. Depois é só colocar os palitinhos salgados como se fossem lenha. Embale a obra dos alunos em papel filme e coloque a etiqueta. Depois deixe que as crianças façam um lanche para comer na classe. COMEMORAÇÃO EM JERICÓ Material: Pedaços de bolo, chantilly, biscoitos, doces. Preparo: Dê a cada aluno um prato com um pedaço de bolo. Desenvolvimento: Mande que cubram o bolo com chantilly. Mostre como plantar os biscoitos no creme ao redor do bolo para construir o “muro” de Jericó Dê um punhado de ursinho de goma aos alunos e mostre-lhes como alinhar os doces em volta dos muros do bolo. Sugira que façam seus “soldados” caminhar ao redor dos muros para depois derrubá-los... para dentro da boca. CAÇA AO TESOURO Material: Pedacinhos de papel Preparo: Você deverá separar a turma em duas ou três equipes, nos pedaços de papel escreva desafios com enigmas bíblicos. Desenvolvimento: Coloque uma pista de onde está escondido o próximo desafio. Esconda-os em determinados locais do ambiente em que será realizada a brincadeira, anote para não esquecer ou confundir os desafios de cada grupo Você pode organizar as pistas de várias formas, por exemplo: • Se estiver em um sítio, colocar versículos sobre árvores e lá esconder a próxima pista. • Charadas com carros, animais... • Na igreja pode se colocar pista na porta, próximo a água, parede, janelas e etc. Os grupos devem ser estimulados a caminhar juntos e todos os grupos devem ser estimulados a solucionar charadas. Ganha o grupo que terminar seu circuito primeiro e desvendar o mistério. CARRINHO DE MÃO Material: Bolinha de ping-pong Preparo: Os times devem se dividir em duplas que devem formar carrinhos de mão. Desenvolvimento: Uma pessoa segura as pernas da outra que então sai engatinhando. Os carrinhos de mão vão conduzir uma bolinha de ping-pong pelo sopro até o ponto pré estabelecido e voltar. Na volta os dois participantes podem inverter as suas posições. A dupla seguinte deve repetir a operação até que todos os integrantes do time tenham participado. Não é permitido tocar na bolinha. BUMBALÕES Material: Balões para assoprar Preparo: Dividir a turma em duplas e amarrar os balões nas mãos e nos pés de todos os participantes. Desenvolvimento: As crianças deverão cantar um hino escolhido e enquanto cantam, estourar os balões do seu par. Ganha a dupla que estourar menos balões. SUA CASA É O JORNAL Material: Folhas de papel de jornal, música Preparo: Espalhar as folhas de jornal pela sala, de acordo com o número de crianças Desenvolvimento: As crianças devem andar, desviando das folhas de jornal, enquanto ouvem uma música. Assim que a música parar, rapidamente todos pisam em cima do jornal (a sua casa). Quando o som reiniciar, todos saem andando novamente. A cada rodada, o professor tira um jornal do chão, para aumentar o desafio. Assim, as crianças serão obrigadas a se juntarem nas poucas “casas”. Ao final do jogo, restará apenas uma folha de jornal, onde todos deverão dar um jeito de entrar. Vale encostar apenas uma parte do corpo como um dedo, mão ou pé. O jogo é cooperativo, não há um ganhador. PERSONAGENS Material: Papéis, figuras Preparo: Colar em pequenos pedaços de papéis imagens de animais ou personagens bíblicos, depois distribuí-los às crianças. Desenvolvimento: As crianças irão receber os papéis ou figuras com imagens ou nomes dos personagens ou animais bíblicos, elas representarão através de mímicas um personagem sorteado. A intenção é fazer com que os colegas possam interpretar a mímica e descobrir qual. ETIQUETAS Material: Fichas de cartolina (22x15), pincel atômico, fita crepe, papéis para anotações e lápis preto (A quantidade deve ser de acordo com o nº de participantes) Preparo: Escrever nomes de personagens bíblicos, lugares da Bíblia, objetos, etc. nos cartões. Colar as fichas nas costas das crianças e distribuir os papéis para anotações e os lápis. Desenvolvimento: As crianças deverão estar dispostas em círculo enquanto as fichas são coladas em suas costas. A um dado sinal, elas deverão copiar o máximo de palavras possíveis das costas dos colegas, mas cada um deverá impedir que os outros copiem a sua palavra. Vencerá a criança que conseguir o maior número de palavras. NUMEROLOGIA BÍBLICA 1) Quantos livros tem a Bíblia? R: 66 2) Quantos livros tem o Antigo Testamento? R: 39 3) Quantos livros tem o Novo Testamento? R: 27 4) Por quantas moedas de prata venderam Jesus? R: 30 5) Em quantas tábuas de pedra foram escritos os 10 mandamentos? R: 2 6) Venderam José por quantas moedas de prata? R: 20 7) Quantas vezes, por dia, orava Daniel? R: 2 8) Quantos pães o menino entregou a Jesus para alimentar 5 mil pessoas? R: 5 9) Quantos discípulos Jesus escolheu? R: 12 10) Com que idade Jesus assistiu a páscoa pela 1ª vez? R: 12 anos

Nenhum comentário: